SMS realiza programação especial em Salvador pelo Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Redação Notícia Boa Bahia
4 Leitura mínima

Salvador Realiza Programação Especial em Comemoração ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador realizará uma série de ações em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado em 17 de maio. Organizada pelo Campo Temático de Saúde da População LGBT+ da SMS, a programação começou nesta segunda-feira (12) e segue até sexta-feira (16).

 

 

Durante toda a semana, serão realizadas atividades educativas sobre saúde e combate à LGBTfobia em várias unidades de saúde da cidade, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família que estão implementando a estratégia UBS Amiga da Saúde LGBT+. Também serão promovidas rodas de conversa sobre acolhimento da população LGBT+ direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde.

 

 

Na quarta-feira (14), será iniciado um mutirão de consultas odontológicas no Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, localizado no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, no Centro. O mutirão seguirá até o dia 28 de maio.

 

 

Erik Abade, técnico em Saúde da População LGBT+ da SMS, ressalta que o cuidado com a saúde vai além dos exames e tratamentos, destacando que o respeito, o acolhimento e a escuta são fundamentais. Segundo ele, é essencial que os serviços de saúde pública promovam ações direcionadas à população LGBT+, garantindo atendimento digno, sem discriminação e com os direitos respeitados.

 

 

“Essas ações são fundamentais para combater o estigma e a discriminação, promovendo ambientes de saúde mais humanos, acolhedores e seguros. A promoção da saúde é um direito de todos, e quando o SUS adota uma abordagem inclusiva, reafirma seu compromisso com a igualdade, o respeito às diversidades e a valorização da vida em todas as suas formas”, afirma Abade.

 

 

Ambulatório Especializado em Saúde LGBT+

 

 

Inaugurado em 2023, o Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, que funciona anexo ao Multicentro Carlos Gomes, oferece cuidados especializados para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, assexuais, travestis, mulheres trans, homens trans e pessoas não-binárias, com 18 anos ou mais. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por clínicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e administrativos. Os serviços oferecidos incluem consultas médicas especializadas, acompanhamento para administração de hormônios, oferta de PrEP, testagem para HIV e outras ISTs, além de fornecimento de preservativos internos e externos.

 

Origem da Data

 

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia remonta ao 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) tomou uma decisão histórica ao retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Até aquele momento, a homossexualidade ainda era erradamente considerada um transtorno mental. A mudança significou o reconhecimento de que ser gay, lésbica ou bissexual não é uma doença, distúrbio ou desvio, marcando um avanço importante na luta contra o estigma e a violência enfrentada pela população LGBT+ ao redor do mundo.

 

Desde então, a data tem sido celebrada como o Dia Internacional contra a Homofobia, que, posteriormente, foi ampliada para englobar também a transfobia e a bifobia, sendo chamada oficialmente de Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as violências físicas, psicológicas, sociais e institucionais que as pessoas LGBT+ ainda enfrentam e pressionar por direitos iguais, respeito e proteção para todas as formas de orientação sexual e identidade de gênero.

 

Fonte: SMS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Compartilhe este artigo