Turismo internacional na Bahia dispara: estado recebe 83,9 mil visitantes de fora em quatro meses

Redação Notícia Boa Bahia
4 Leitura mínima

As praias deslumbrantes, a rica cultura e a gastronomia da Bahia têm consolidado o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil no cenário internacional. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com base em informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, revelam que entre janeiro e abril de 2025, a Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros – um aumento de 61,4% em comparação com o mesmo período de 2024.

 

Além de Salvador, os destinos mais visitados no estado incluem Porto Seguro, Morro de São Paulo, Itacaré e a Chapada Diamantina. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, comentou que “os turistas estrangeiros vêm à Bahia pela diversidade que o estado oferece, pela riqueza do patrimônio arquitetônico colonial, pela natureza exuberante e pela história única da Bahia. Este trabalho se complementa com o reconhecimento internacional dos negócios e serviços estabelecidos na Bahia”, afirmou.

 

Entre os países que mais enviam turistas para a Bahia, a Embratur registrou a chegada de mais de 39 mil argentinos nos primeiros quatro meses de 2025. Também figuram entre os principais emissores Portugal, Uruguai e França. De acordo com a agência, o crescimento de 61,4% da Bahia supera até mesmo a média nacional, que teve um aumento de 51% no número de visitantes internacionais no primeiro quadrimestre de 2025.

 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou esses números: “A Bahia, com sua identidade única e calor humano, continua sendo uma das principais portas de entrada para aqueles que querem conhecer o melhor do nosso país.”

 

Turismo no Brasil

O Brasil tem alcançado as metas estipuladas pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que traçou a meta de 6,9 milhões de visitantes internacionais até o final de 2025. Até abril, o país já recebeu 4,4 milhões de turistas estrangeiros, correspondendo a 64% da meta anual. A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil, com 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre, seguida pelo Chile (333 mil), Estados Unidos (305 mil), Paraguai (257 mil) e Uruguai (255 mil).

Na avaliação de Marcelo Freixo, esses números refletem a nova imagem do Brasil no exterior. “Estamos vivendo um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes, e é um convite para que continuemos investindo em hospitalidade e promoção internacional”, afirmou o presidente da Embratur.

Turismo na Bahia

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), também tem se destacado no atendimento aos turistas, com postos especializados instalados nas áreas de maior circulação de estrangeiros. De acordo com Bacelar, esses profissionais falam diversas línguas e fornecem informações confiáveis aos visitantes. “Além de nossas ações nas áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura, trabalhamos para garantir o melhor acolhimento aos turistas na Bahia”, comentou o secretário.

Bacelar ainda mencionou que a Setur-BA tem desenvolvido projetos para capacitação no turismo de observação de aves, parcerias com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para qualificação de pequenos empreendedores no setor turístico, e iniciativas para ampliar os voos diretos entre a Bahia e outros países.

FONTE: GOVBA

Foto: Divulgação/GOVBA

Compartilhe este artigo